EUROPA -4- Europa quer aviões silenciosos e menos poluentes

Preocupada com sinais de defasagem no desenvolvimento de aviões, a União Européia está planejando uma parceria público-privada de 1,6 bilhão de euros para ajudar o setor de aviação a produzir uma nova geração de aeronaves mais silenciosas e menos agressivas ao meio-ambiente.

Custo equivale a cerca de R$ 4 bilhões, resultará em expressivos benefícios econômicos e compensará o impacto do enorme crescimento no tráfego aéreo, cortando as emissões de carbono dos aviões em 20% a 40% nas próximas décadas uma redução de dois bilhões a três bilhões de toneladas entre 2015 e 2050. As emissões de óxido de nitrogênio poderiam ser reduzidas em 40% a 60% e o ruído transmitido pelos aviões poderia ser reduzido à metade.


De acordo com os planos da União Européia, o setor contribuiria com 800 milhões de euros para o Clean Sky no período de 2008 a 2014. A maior parte das principais empresas européias de aviação concordou em contribuir para o projeto, incluindo Airbus, Rolls-Royce, Saab, Thales, Dassault e Eurocopter, além de universidades e institutos de pesquisa.




O dinheiro será destinado a seis projetos principais, incluindo aqueles ligados ao desenvolvimento de um motor mais ecológico, à criação de uma asa fixa "inteligente" que mudará de posição durante o vôo para poupar energia e ao uso de materiais mais leves como substitutos do metal.

data: 17/06/07
fonte: g1.globo.com

Um comentário:

  1. Isso irá contribuir para a formação de uma nova geração de aeronaves que adotará uma abordagem de menos agressão ao meio-ambiente.

    ResponderExcluir