ÁSIA -2- Governo indonésio planeia construção de catorze aeroportos a partir do próximo ano

A Indonésia anunciou um ambicioso plano de construção de novas infraestruturas no país que inclui mais catorze aeroportos. O programa arranca no próximo ano e, para além dos aeroportos, prevê ainda a construção de dezenas de estradas, pontes e portos.


DATA: 20.AGO.2010
FONTE: http://www.almadeviajante.com

ÁSIA -1- Chuvas na Ásia deixam mais de 1.900 mortos

As chuvas torrenciais que caem sem cessar na Ásia há cerca de um mês já mataram ao menos 1.905 pessoas na China e no Paquistão. As inundações e os consequentes deslizamentos de terra deixaram ainda mais de 320.000 desabrigados nos dois países mais atingidos. O mau tempo também dificulta o socorro às vítimas - são mais de 14 milhões de pessoas afetadas no total - aumentando o pânico e o desespero de parentes que procuram por familiares sob os escombros.
Paquistão - Entre a população paquistanesa, o drama causado pelas inundações permanece, agravando a pior tragédia natural do país. Cerca de 13,8 milhões de pessoas foram afetadas pelas chuvas, que não devem parar de cair tão cedo, de acordo com a meteorologia - 7 milhões dessas vítimas estariam precisando de socorro imediato.


DATA: 10/08/2010
FONTE: http://veja.abril.com.br

EUROPA -7- Incêndios cobrem Moscovo de fumo

A cidade de Moscovo, capital da Rússia, encontra-se totalmente coberta por uma espessa nuvem de fumo fruto das centenas de incêndios que têm deflagrado em redor da cidade desde quarta-feira passada. Muitos cidadãos russos e turistas sentem-se obrigados a usar máscaras para respirarem com maior qualidade, a visibilidade urbana é quase nula e as temperaturas acima dos trinta graus centígrados não ajudam na melhoria da qualidade do ar. A situação é tão problemática que algumas embaixadas decidiram encerrar portas e evacuar os seus funcionários para paragens mais seguras.


DATA: 08.AGO.2010
FONTE: http://www.almadeviajante.com

EUROPA -6- Ruínas de Pompeia: Casa dos Gladiadores arrasada

A Casa dos Gladiadores, nas ruínas da cidade milenar de Pompeia, protegida pela UNESCO, desmoronou-se no último fim de semana depois de chuvadas fortes se terem abatido sobre a região de Nápoles. As infiltrações fizeram ceder um telhado que tinha sido reparado com cimento armado após a IIª Guerra Mundial, causando o aluimento das paredes cobertas de frescos com figuras de armas e imagens da Vitória, que decoravam a casa onde os gladiadores treinavam antes dos combates.
Os problemas das ruínas de Pompeia já eram conhecidos, e o jornal italiano Corriere de la Sera não tem dúvidas em afirmar que "esta área arqueológica, única no mundo, é o símbolo de todo o desleixo e ineficácia de um país que perdeu o bom senso".
As autoridades admitem que há mais ruínas em perigo e que o problema é a gestão e não a falta de recursos, propondo agora a criação de uma fundação para a gestão dos milhões ganhos com os visitantes.


DATA: 12.NOV.2010
FONTE: http://www.almadeviajante.com

EUROPA -5- Espanha vai ter o primeiro parque temático cristão da Europa


Vai nascer em Capdepera, nas ilhas Baleares, o primeiro parque temático cristão da Europa. O parque terá cerca de sete hectares, com espaços de lazer e restaurantes de acordo com «a estética de Jerusalém na época de Cristo», e será construído pela empresa que representa o parque temático Tierra Santa, em Buenos Aires.Com uma área de cerca de sete hectares.O investimento pode chegar aos dez milhões de euros, dependendo das dimensões e tipos de espectáculos ao vivo previstos.


DATA: 08.SET.2010
FONTE: http://www.almadeviajante.com